O TEMA

Engenharia, Agronomia e
Geociências no desenvolvimento
das cidades

Em um mundo cada vez mais urbanizado, o conceito de “cidade inteligente” surge como resposta aos desafios urbanos, promovendo o bem-estar e a gestão eficiente de recursos por meio da tecnologia e sustentabilidade. No Brasil, essas cidades se destacam pelo desenvolvimento urbano sustentável, governança colaborativa e uso responsável de tecnologias para reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida e aumentar a resiliência.

As cidades inteligentes não são mais uma visão futurista, mas um presente em construção. Nesse contexto, a Engenharia, a Agronomia e as Geociências desempenham um papel fundamental, oferecendo soluções inovadoras e moldando um futuro urbano mais humano, eficiente e sustentável.

OS EIXOS TEMÁTICOS

Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Melhoria da infraestrutura viária, transporte público eficiente e acessibilidade para todos.

Saneamento Básico

Tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos.

Engenharia Pública

Reurbs, Moradia, Tecnologia Social.

Qualidade Ambiental

Áreas Verdes Urbanas, Emissões de CO₂ por Habitante, Focos de Calor, Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios, Supressão da Vegetação Primária e Secundária.

Desenvolvimento Sustentável

Promoção de energias renováveis, eficiência energética e políticas públicas sustentáveis para os municípios.

Inovação e Desburocratização

Modernização do sistema Confea/Crea, agilidade nos processos e incentivo à inovação no setor.

ENCONTROS PREPARATÓRIOS

Selecione uma cidade para verificar os locais e links de inscrição dos Encontros Preparatórios do 15º CEP.

Mapa macro regiões

Inspetoria de Brusque

30/04 - 19h

A definir

PROGRAMAÇÃO

18:00Networking e Café de Boas-Vindas
19:00Abertura com Presidente do CREA-SC e Autoridades Regionais
19:30Apresentação do 15º CEP e da Plataforma Digital de Propostas
20:00Palestra com especialista sobre o Tema Central
20:45Painel sobre os Eixos Temáticos e Indicadores Regionais
21:30Eleição dos Delegados Regionais
22:00Encerramento do Encontro

PROPOSTAS

O 15º CEP é uma oportunidade estratégica para profissionais da área tecnológica contribuírem para o desenvolvimento do Brasil. A estrutura do evento será projetada para evidenciar a eficácia das propostas, promover a interlocução entre os participantes e o alinhamento entre as soluções propostas com as necessidades sociais e econômicas do país, de forma prática e inovadora. As propostas deverão contemplar soluções para problemas pré-definidos, explorar problemas reais e que possam melhorar a qualidade de vida da população, conforme o IPS Brasil.

I. Impacto Social:O potencial da solução para melhorar a qualidade de vida da população;
II. Viabilidade Técnica:Avaliação da capacidade de implementação da solução com os recursos disponíveis;
III. Sustentabilidade:Foco em soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e econômica;
IV. Alinhamento com o IPS: Propostas devem estar alinhadas com as dimensões e componentes do Índice de Progresso Social (IPS), em especial aqueles em que a graduação seja baixa, contribuindo assim para sua melhoria;

Você pode enviar a sua própria proposta e curtir, comentar e sugerir modificações nas propostas já cadastradas pelos demais participantes

background

INDICADORES

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, elaborado a partir da metodologia desenvolvida pela Social Progress Imperative, surge como resposta à crescente necessidade de mensurar o progresso social de forma abrangente e comparável e se configura como uma ferramenta de gestão territorial complexa, embasada em dados públicos e orientada para a avaliação do bem-estar social da população.

A relevância do IPS transcende as fronteiras nacionais, sendo utilizado por organismos internacionais como a ONU, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A partir de uma escala única, o IPS Brasil analisa a capacidade de cada município em suprir as necessidades da população e se fundamenta em 53 indicadores secundários, derivados de fontes públicas e selecionados por sua capacidade de refletir, exclusivamente, resultados sociais e ambientais, em detrimento de meros investimentos.

background

COMISSÃO ORGANIZADORA

Kita Xavier

Kita Xavier

Eng. Civ. e Seg. Trab

Presidente do CREA-SC

Kita Xavier

Eng. Civ. e Seg. Trab

Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, apaixonado por gestão de pessoas, engenharia, inovação e transformação tecnológica. Em prol do desenvolvimento de Santa Catarina e da engenharia catarinense, foi eleito quatro vezes presidente do Crea-SC, sendo gestor até o momento. Presidiu a Associação dos Conselhos Profissionais de SC em 2015/2016. Esteve à frente da EMASA/Balneário Camboriú, em 2020, como diretor técnico e por 24 anos foi responsável técnico da Construtora Zita, na Grande Florianópolis.

Felipe Penter

Felipe Penter

Eng. Agr.

Coordenador

Felipe Penter

Eng. Agr.

Engenheiro Agrônomo com mestrado e doutorado em Produção Vegetal, empresário em fruticultura temperada. Especialista em Agronomia, com foco em vitis vinifera, fertilidade de gemas e suinocultura, além de experiência em educação ambiental. Ex-Professor na Fabet e ex-responsável pelo Depto de Meio Ambiente da ACCS. Foi Conselheiro e Vice-presidente (2012-2013) do CREA-SC, e Coordenador da Câmara de Agronomia. Atualmente, ocupa o cargo de Chefe de Gabinete no CREA-SC.

Kamila Rodrigues

Kamila Rodrigues

Engª. Civ.

Coordenadora Adjunta

Kamila Rodrigues

Engª. Civ.

Eng. Civil, Mestre em Engenharia de Matérias, Professora Universitária, Eng. Responsável da KRS Engenharia, Vice Presidente do CREA, Empresária, Mãe e Mulher, apaixonada pela Engenharia.

Fernanda Vanhoni

Fernanda Vanhoni

Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab.

Membro titular

Fernanda Vanhoni

Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab.

Engenheira Sanitarista, Ambiental e de Segurança do Trabalho, especialista em resíduos. Coordenadora do último CEP e atualmente diretora financeira do CREA.

Douglas Cesar Patel

Douglas Cesar Patel

Eng. Agr.

Membro titular

Douglas Cesar Patel

Eng. Agr.

Coordenador dos Inspetores Chefes de CREA-SC.

César Luiz Corbellini

César Luiz Corbellini

Eng. Mec.

Membro titular

César Luiz Corbellini

Eng. Mec.

Eng. Mecânico, Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Santa Catarina - ABEMEC SC, Vice Presidente da Federação Nacional de Engenheiros Mecânicos Industriais - FENEMI, Diretor do Sindicato de Engenheiros de Santa Catarina - SENGE SC, Conselheiro do CREA SC.

Rafaela Fabris

Rafaela Fabris

Engª. Civ.

Membro titular

Rafaela Fabris

Engª. Civ.

Engenheira Civil, com especialização em Patologia da Construção Civil, atua com pericias judiciais e é professora no curso Metodo 10k. No conselho esta como Coordenadora do Cder-Sc e Coordenadora do Cder Nacional, e Vice-Presidente da Ascea.

Núbia F. da Luz

Núbia F. da Luz

Engª. Civ.

Membro titular

Núbia F. da Luz

Engª. Civ.

Formada em Engenheira Civil, pós graduada em Avaliações e Perícias. Área de atuação: Projetos, execução de obras e sindicância de sinistros. Dentro do sistema Confea/Crea/Mutua, fui inspetora, Coordenadora Adjunta CDR, Coordenadora do Comitê Mulher SC e atualmente estou como Diretora Administrativa da Mutua.

Denis Assis

Denis Assis

Eng. Civ. e Seg Trab

Membro suplente

Denis Assis

Eng. Civ. e Seg Trab

Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Paulo Sérgio Scremim

Paulo Sérgio Scremim

Eng. Agr.

Membro suplente

Paulo Sérgio Scremim

Eng. Agr.

Engenheiro Agrônomo, 29 trabalhando como funcinario da Epagri , socio proprietário da empresa Vorti energia Ltda.

Reginaldo Rocha Filho

Reginaldo Rocha Filho

Eng. Ftal.

Membro suplente

Reginaldo Rocha Filho

Eng. Ftal.

Engenheiro Florestal - Responsável Técnico Engenharia FH7 Ltda. - Tecnologia da Madeira, Secagem e Tratamento Fitossanitário em Indústria de Base Florestal.

Eliakin de Souza Bueno

Eliakin de Souza Bueno

Eng. Civ.

Membro suplente

Eliakin de Souza Bueno

Eng. Civ.

Engenheiro civil Eliakin Bueno, empresário e sócio das empresas Reference Engenharia e Arquitetura ltda, Reference Coworking e ZB Pré-Fabricados ltda. Entusiasta da engenharia e do associativismo, atua como inspetor do CREA-SC, coordenador do adjunto CDERSC, diretor técnico da ADEAC e membro ativo de comissões técnicas municipais em Caçador/SC pela ADEAC, contribuindo para o desenvolvimento e valorização da engenharia.

Álvaro Antônio Ribas Dourado

Álvaro Antônio Ribas Dourado

Eng. Agr.

Membro suplente

Álvaro Antônio Ribas Dourado

Eng. Agr.

Engenheiro Agrônomo e Diretor Geral da Mútua-SC.

Roberta Maas

Roberta Maas

Engª. Civ e Sanit. Amb

Membro suplente

Roberta Maas

Engª. Civ e Sanit. Amb

Diretora Financeira da Mútua/SC. Presidente do SENGE/SC. Engª Civil, Sanitarista e Ambiental. Mestre em Gestão da Inovação. Mestranda em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial UFSC. Possui Pós-graduada em Construção Civil; Eng. de Avaliações e Perícias; Gestão e Governança Corporativa Direcionada às Práticas de ESG; Licitações e compras públicas sustentáveis. MBA em Gestão de Sist. de Abastecimento de Água e Sist. de Esgotos Sanitários.

Luiz Henrique Pellegrini

Luiz Henrique Pellegrini

Eng. Civ.

Profissional especialista

Luiz Henrique Pellegrini

Eng. Civ.

Eng. Civil - UFSC, Pós-Grad. Gestão Ambiental, FOCruz/SP. Atuou em projetos, supervisão e fiscalização de obras rodoviárias, na revisão e atualização de plano diretor municipal e em projetos na área ambiental e desenvolvimento territorial. Atuou durante 15 anos na função de Superintendente do CREA-SC, idealizando projetos na área de inovação como o CREA Summit, Unicrea, Diálogos Técnicos e Rede de Embaixadores. Entusiasta da inovação, em 2024 iniciou o Mestrado na UFSC em Cidades Inteligentes.

Ênio Padilha

Ênio Padilha

Eng. Eletric.

Profissional especialista

Ênio Padilha

Eng. Eletric.

Catarinense, ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur do governo Temer. Formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris com cursos executivos na Universidade de Harvard e IMD da Suíça. Atualmente, é presidente do Conselho do Grupo Wish de Hotéis e Resorts. É o primeiro fellow brasileiro do Milken Institute, sediado em Los Angeles. Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Mestre em Administração (UNIVALI, 2007).

Isabelle Nami Regis

Isabelle Nami Regis

Engª. Agr.

Equipe de apoio

Isabelle Nami Regis

Engª. Agr.

Engenheira Agrônoma - formada pela UFSC. Especialista em Agroecossistemas - também pela UFSC. Atuou em na área de conservação dos solos, pelo projeto Microbacias 1, coordenado pela Epagri. É funcionária do Crea-SC desde 2000; do qual atuou até o ano 2021 como Assessora Técnica na Câmara de Agronomia. Por dois períodos esteve na Gerência do Departamento Técnico. Desde 2022 está atuando na Coordenação Técnica da Superintendência do Crea-SC. Presta apoio técnico ao CEP em diversas edições.

Claudia Renata de Oliveira

Claudia Renata de Oliveira

Jornalista

Equipe de apoio

Claudia Renata de Oliveira

Jornalista

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSC em 1993. Trabalha no Crea-SC há 24 anos, foi gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos por 15 anos e desde 2022 assumiu a Assessoria da Presidência.